Extensão

Voltar

Museu Digital da Memória Negra e Africana no Brasil
Galeria Rio de Janeiro

O projeto “Museu da memória negra e africana no Brasil – galeria Rio de Janeiro” faz parte de um projeto nacional, coordenado pelo Prof. Dr. Lívio Sansone, voltado para a salvaguarda de fontes documentais que permitam investigar e propor novas abordagens, histórias e olhares para a população negra no Brasil. Esse grande projeto nacional será constituído por diversas iniciativas, temáticas e regionais, que se organizarão sob a forma de galerias virtuais.

A presente proposta parte do pressuposto que o Rio de Janeiro reúne elementos históricos e culturais que a capacitam a se tornar uma das capitais intelectuais desse projeto. Procurar-se-á, portanto, criar uma galeria digital, com perspectiva interdisciplinar, como espaço privilegiado para o encontro de diversos saberes sobre a chegada e permanência da população africana no Rio de Janeiro.

Enquanto espaço conceitual, um museu digital é um lugar privilegiado por permitir a inclusão de diversos setores da população, que são tradicionalmente excluídos de outros espaços institucionais como escolas e centros culturais. Evidentemente, tal inclusão dependerá de políticas institucionais de amplitude nacional que democratizem seu uso e acesso. Contudo, parte desse processo veicula-se ao que denominamos democratização da linguagem, cujos elementos básicos são delineados pelos organizadores das novas frentes de interação inerentes aos novos meios de comunicação e informação.

Nesse sentido, os organizadores do Museu da memória negra e africana no Brasil – galeria Rio de Janeiro” têm por objetivo criar bancos de dados sobre a memória dos africanos que chegaram à cidade do Rio de Janeiro e seus descendentes, promovendo o diálogo entre todos aqueles que procuram refletir sobre os vínculos entre os negros e seus ancestrais, bem como sobre a influência de suas práticas na vida cotidiana da cidade.

Considerando que mais da metade da população brasileira hoje se considera negra ou mestiça, é importante trabalharmos com alguns cortes iniciais que permitam a organização dos bancos de dados, para que eles não se percam sob uma miríade de informações. O objetivo do projeto é recuperar memórias ainda não preservadas pelos arquivos oficiais. Nesse sentido, serão focos de investigação os acervos particulares, trajetórias de vida de alguns personagens públicos, e uma série de testemunhos da comunidade afro-carioca que dependerá de práticas direcionadas para coleta.

Dentre os lugares da memória a serem analisados, podemos destacar os artefatos, textos, sons e imagens relacionados à vida religiosa, a práticas medicinais, a movimentos sociais e lutas por resistência, às práticas de trabalho e lazer, aos rituais relacionados a nascimento, casamento e morte, e a aspectos da vida cotidiana como alimentação, vestimenta e hábitos corporais.


Coordenação Geral:
Prof. Dr. Lívio Sansone - Universidade Federal da Bahia

Coordenação da Galeria Rio de Janeiro:
Profª. Drª. Myrian Sepulveda dos Santos - IFCH/UERJ

Equipe do NEAB/UERJ:
Profª. Drª. Maria Alice Rezende Gonçalves
Profª. Drª. Elielma Ayres Machado
Profª. Drª. Ana Paula Alves Ribeiro

 

Site do Museu Digital da Memória Negra e Africana no Brasil:  http://www.arquivoafro.ufba.br/